La cocina de Regina Paz

Devaneios alquimistas de uma aprendiz de cozinheira

limão ou cenoura? just a cupcake

Cupcake de cenoura

© Regina Paz © Mari-Jô Zilveti

Regina Paz, ao que tudo indica, ou indicava, abandonara sua cozinha. Ok, a virtual, porque a de átomos ela pilota todo santo dia, afinal, comer é preciso.

Saiu por alguns meses da vida digital por teimosa, perseverante, obsessiva ou qualquer outro adjetivo que seu interlocutor queira atribuir-lhe.

Na verdade, Regina Paz está em uma busca incessante pela cobertura perfeita para seus bolinhos, vulgos cupcakes. Enquanto sai à procura, testando por aqui e por alhures, ela tomou uma decisão, não basta cozinhar e escrever, é preciso fotogafar. E post sem foto bacaninha fica sem graça nesse mundo ditado pela imagem.

Adendo no meio do caminho

Sua musa inspiradora é e sempre será Doñana, uma cozinheira de mão cheia, catalã por adoção e com diploma de chef de cozinha. Por ora, a  moça largou seus afazeres em Barcelona e veiou ao Brasil, precisamente em Brasília, de onde nos brinda suas poéticas divagações em Vagos Lumes.

Bueno, enquanto não junta seus tostões para uma câmera mais ou menos decente, apela para fotos tiradas por celulares que testa para a revista de seu alter-ego.

Por ora, faz um convite: que tal um cupcake de cenoura com cobertura de limão? Soa esquisito, mas o quitute ficou exquisito, como le dice la madrecita que la parió. E naturebas de plantão vão gostar, pois leva açúcar mascavo. A receita saiu da revista “Cozinha Caseira – Doces“, que Regina Paz encontrou na esquina de casa em uma banca, ao subir a ladeira da rua dos Cayowaa.

À mão

Massa

  • 2 xícaras (chá)  de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 xícaras (chá)  de açúcar mascavo
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  • 3 xícaras (chá)  de cenoura ralada
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá)  de óleo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura

  • 2 xícaras (chá)  de açúcar de confeiteiro
  • 1/4 de xícara (chá) de suco de limão peneirado

Mãos na massa

Ligue o forno em temperatura média e bonha a forminhas de papel na forma apropriada ou em uma forma de metal. Se tiver as forminhas de silicone, ok, também.

Em uma tigela grande, ponha farinha, fermento, bicarbonato, sal, açúcar, canela e cenoura. Em outra tigela menor, bata os ovos levemente e acrescente-os à tigela grande. Inclua, em seguida, o óleo e a baunilha e misture bem. A massa ficará com aspecto líquido, mas não dê a menor importância, é assim mesmo.

Despeje nas forminhas e asse por cerca de 20 minutos. Melhor mesmo depois desse prazo, enfiar um palito. Se sair sequinho, hora de tirar a forma grande para esfriá-los em uma grade.

Em uma tigelinha, despeje o açúcar e ponha o suco de limão aos pouquinhos. Não use todo o suco. Você verá, ao mexer, como prefere a consistência. Com uma espátula, espalhe sobre seus bolinhos. Voilà, agora basta um café ou um chá para acompanhar essa gostosura.

Ah Regina Paz apenas provou um ou dois e os pôs à mesa. La madrecita que la parió levou outros pra casa e lá se foram.

Detalhes para levar em conta – ou não

A eterna aprendiz de cozinheira leu um post no Your HomeBased Mom, que sua  amiga Lizzy, doYour Cup of Cake, usa colher de sorvete (também conhecido por boleador) para medir a massa sem pôr de mais ou de menos.Não deu outra, batendo pernas pela Lapa, depois de sair do ônibus para levar uma das filhas até a casa de uma amiga, baixou na Casas Miranda e encontrou sua colher por doze reais. Tal utensílio provou ser eficiente para não fazer lambança na hora de despejar massa.

Anúncios

Um comentário em “limão ou cenoura? just a cupcake

  1. Ana
    07/06/2011

    Fuefa, Donana manda agradecer por tao carinhosa referencia, mas diz que, infelizmente, nao esta a altura dela, pois os ultimos bolinhos que sairam de seu forno nao merecem classificacao sequer de amadores (eu disse a ela que mude a marca da farinha de trigo, mas ela nao me escuta, voce conhece Donana…).
    Tentarei convence-la a testar a receita de Regina Paz, que parece muito apetitosa, e depois te conto.
    Estamos felizes com sua volta 😉
    Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

“Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às 6h da manhã”

junho 2011
S T Q Q S S D
« dez   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

foodgawker

my foodgawker gallery

¿Qué es lo que hay en su cocina?

pinterest

Follow Me on Pinterest

em 140 caracteres

foodbuzz

Foodbuzz
%d blogueiros gostam disto: